segunda-feira, 22 de abril de 2013

Pensa num Número, John Verdon - Opinião



David Gurney é um famoso e reformado inspector da polícia de Nova Iorque que se retirou para Walnut Crossing, no Delaware, com o intuito de aí passar o resto dos seus dias num sereno ambiente familiar. Um dia recebe uma chamada de um colega da faculdade do qual não tinha notícias há 20 anos. Mark Mellery recebeu uma estranha e ameaçadora missiva de alguém que parece saber tudo sobre si, o seu passado e, até, os seus pensamentos. Este facto irá desencadear um todo um conjunto de mistérios e mortes que arrancarão David à sua reforma e o atirarão no rasto e também na mira de um serial killer.

Pensa num Número é a obra de estreia de John Verdon e é absolutamente excepcional. No fim de ler este livro fantástico e saber que se trata apenas do primeiro do autor fico com um excepcional mau feitio para com outras obras que li e muitas outras que lerei.

Se existe alguém que consegue escrever um livro tão bom e com tanta qualidade na sua estreia, então não devo mesmo passar paninhos quentes em quem não é capaz.

Parece-me que aquela coisa do 99% de transpiração e só 1% de inspiração é uma bela merda. Isto ou se sabe escrever ou então não se sabe... e este senhor é um escritor fabuloso.

O livro não só aborda com mestria a parte policial/thriller, como domina as questões dos relacionamentos humanos e as questões familiares, como também caracteriza excepcionalmente as personagens, como tem descrições ricas e abundantes, como ainda consegue ter tudo isto numa escrita correcta, apropriada, diversificada, enfim, do melhor.

Quem se detiver na questão "Ah e tal que é um policial" e por causa disso se coibir de ler esta preciosidade não sabe o que perde e nesse caso digo que quem não quiser ler este livro não merece mesmo lê-lo e espero que tenha diarreia durante duas semanas.

Qual detective seguirei o rasto deixado por John Vernon e estou certo de que nos voltaremos a encontrar.

Boas leituras.

10 comentários:

nuno chaves disse...

Raramente me decepcionas, quando recomendas um livro... Logo prometo-te ler este livro, para poder mais assertivamente falar sobre ele.
Mais que não seja para me livrar da diarreia, que isto de gastar dinheiro em Ultra-Levur anda difícil.
Parabéns por me convenceres desta maneira coerciva. Quase que tive uma visão do Inferno.
Juro que vou ler.

André Nuno disse...

Nuno,
o livro é muito bom. E o facto de ser a estreia do autor ainda me entusiasmou mais.
Amanhã a Wook tem uma campanha boa mas má que irei poder aproveitar. Irão devolver 100% do valor que gastar e como ainda tenho uns vales para descontar vou ver se encomendo 3 ou 4 da minha lista e para o mês que vem... recebo mais 3ou 4 de borla!!
Um abraço, meu amigo!

Ricardo disse...

Muito boa opinião, tambem ja li esse e é simplesmente fantastico, aproveita a promoção da wook e arranja o 2 livro "Não abras os olhos" que tambem esta fantastico.

Cumprimentos
Ricardo

André Nuno disse...

Olá Ricardo.
Obrigado pelas palavras. Este é, de facto, um livro soberbo.
Mesmo antes de ler este teu comentário fiz já a minha encomenda à Wook, onde consta esse livro que referes, bem como os restantes dois da trilogia do Dan Wells.
A promoção da Wook parece bem melhor do que aquilo que na verdade é... mas está bem.
Obrigado pela visita.
Boas leituras!

Spinelli disse...

fiquei ainda com mais vontade de ler esse livro. ja agora deixei um selinho para ti no Delicias à Lareira :)

André Nuno disse...

Olá, Spinelli. :)
Já lá vou ver isso.
Agradeço-te sinceramente que te tenhas lembrado deste humilde cantinho.
Embora normalmente acabe por não responder aos desafios lançados fico sempre muito feliz por se lembrarem de mim. :)
Boas leituras.

Spinelli disse...

ola! Sim, eu ja tinha percebido que nao costumas aderir. Mas é sempre uma boa forma de divulgar blogues. Nao tens que agradecer. já agora obrigado por seguires o meu blog :)

André Nuno disse...

Spinelli,
preciso de agradecer, sim. Já que não adiro o mínimo que posso fazer é mostrar-me reconhecido. :)
Vai escrevendo que eu vou-te visitando. :)
Boas leituras.

Ash disse...

Está ali de parte para ler brevemente! ;)

André Nuno disse...

Olá Ash,
eu gostei imenso deste livro. Espero que também para ti seja uma boa experiência. Depois vou ler a tua opinião! :)
Boas leituras.