sábado, 4 de maio de 2013

Sopro do Mal, Donato Carrisi - Opinião



Opinião:

Os braços esquerdos de seis crianças que haviam sido raptadas aparecem enterrados num bosque. O membro da sexta "revela" um dado importante: de todas elas é a única que ainda está viva, encontrando-se à mercê de um serial killer.

A equipa do criminalista Goran Gavila irá contar com a ajuda preciosa de Mila Vasquez, cuja especialidade é encontrar crianças desaparecidas.
Os corpos das meninas assassinadas vão aparecendo, um por um, nos locais mais inusitados e sempre em locais que denunciam outros doentes, assassinos, pedófilos.

Esta é a base para se desencadear uma busca incessante e uma caça ao monstro sem igual. Estamos perante um livro extraordinário. Desde a construção e caracterização das personagens, passando pela riqueza, sustentação e imprevisibilidade do enredo, terminando na certeira e interessante escrita do autor.

A informação sobre assassinos em série, a sua caracterização e "desconstrução", a investigação policial, as técnicas forenses, as reviravoltas daquelas mesmo boas... está tudo lá, na minha opinião, na proporção correcta.

A única crítica que poderia apontar é uma certa "ingenuidade" das forças da autoridade no princípio do livro mas essa circunstância até poderia ser propositada com o intuito de causar algum "stress" no leitor que ia logo percebendo o que os polícias tardavam em descobrir.

Uma vez mais deparo-me com uma obra de estreia de uma qualidade e interesse ímpares. Confesso que tenho até algum receio de que o as próximas obras deste autor não lhe consigam fazer jus.

Desejo adquirir o outro livro de Donato Carrisi editado em Português - O Tribunal das Almas - mas será possível fazer melhor?
Mal posso esperar para ver.

Este livro é, até ao momento, o policial/thriller que mais gostei de ler este ano.

Boas leituras.

11 comentários:

cris disse...

Fiquei curiosa!

Manuel Cardoso disse...

Interessante... já há muito tempo não leio uma coisa assim; com emoção!
Abraço!

André Nuno disse...

Cris,
para mim estamos perante um livro soberbo. Recomendo. :)

Manuel,
é de facto um livro emocionante. Penso que, se o género te diz algo, irias gostar.
Um abraço.

Boas leituras aos dois. :)

cris disse...

Andre, esta o Tribunal das Almas nos passatempos do Liga e Ganha do JN. Quem sabe se nao tens sorte e ganhas o livro com poucas chamadas? Eu vou tentar a minha... Bjs

Mónica Durão disse...

Bom... agora sim fiquei muito muito curiosa... até porque tenho o Tribunal das Almas que ainda não li. Portanto já tenho próxima leitura a seguir ao que estou a ler agora. Obrigado por mais uma opinião porreira, pelo menos dá-me ideias do que ler a seguir... :)

André Nuno disse...

Cris,
não sabia disso. Muito obrigado pela informação.
Vou tentar a minha sorte! :)

André Nuno disse...

Mónica,
obrigado pelas palavras. Eu gostei muito deste livro e estou ansioso por ler o Tribunal das Almas.
Quando o leres vou espreitar a tua opinião. :)
Boas leituras!!

nuno chaves disse...

De facto é um livro surpreendente, já tínhamos falado dele anteriormente, com um final absolutamente impressionante (embora soubesse-mos de ante-mão que "o tal" só poderia estar ligado à investigação).
Tenho para ler "O Tribunal das Almas" coisa que farei brevemente.
Está para sair nos próximos dias o seu 3º livro.... vamos ver quanto tempo demora a chegar a Portugal

André Nuno disse...

Nuno,
um dos melhores livros que tive o privilégio de ler este ano.
Quanto ao Tribunal das Almas chegou ontem pelo correio. Como te tinha dito aproveitei a promoção da Wook e descontando o vale do dia do livro mais um outro que estava pendente pude comprar 6 livros por €32.
Por estes dias farei um post com as obras que chegaram. :)

Denise Ventura disse...

Esse não é mesmo livro O Aliciador, acho que é a mesma história.

André Nuno disse...

Denise Ventura,
talvez seja. Não sei qual o título que tem no Brasil, por exemplo. :)
Obrigado pela visita.