domingo, 10 de novembro de 2013

A ler: Indignação - Philip Roth



Sinopse:

Indignação é o vigésimo sétimo livro de Philip Roth, conta a história da educação do jovem Marcus Messner nas circunstâncias assustadoras e nas obstruções anómalas que a vida acarreta. 

É uma história de inexperiência, loucura, resistência intelectual, descoberta sexual, coragem e erro contada com toda a energia criativa e todo o engenho de que Roth é possuidor. 

É simultaneamente uma ruptura inesperada com as narrativas obsidiantes da velhice e suas experiências que são os seus livros mais recentes e um poderoso aditamento às investigações do autor sobre o impacto da história da América na vida do indivíduo vulnerável.


Críticas de imprensa:

«Uma parábola pós-moderna sobre as tragédias da pequena moralidade.»
José Riço Direitinho, Ler 

«Philip Roth, considerado o maior escritor americano vivo, sempre gostou de criar personagens metidas em apuros, seja por causa dos seus actos irreflectidos, estúpidos ou negligentes, seja da pressão da História ou de acontecimentos exteriores à razão e à vontade. [...] Este livro, cujo título é inspirado no hino nacional chinês (pág. 71), funciona como um protesto, de Marcus [Messner] e de todos nós. Uma arma poderosa mas nem sempre eficaz perante o absurdo do mundo.»
Helena Vasconcelos, Público

Sem comentários: