sábado, 9 de novembro de 2013

Ossos, Stephen Booth - Opinião



Inserido na categoria de policial, este livro de Stephen Booth foi a leitura que me acompanhou ao longo de quase duas semanas.
Ossos relata a busca por uma jovem desaparecida há dois anos e a resolução de um assassínio sangrento em Withens, uma pacata localidade inglesa. Os heróis são Diane Fry e Ben Cooper que, a duas mãos, nem sempre fazendo força na mesma direcção, vão fazendo os possíveis para desvendar os mistérios que se desenrolam.

A narrativa decorre num ritmo por vezes bastante lento. Várias são as abordagens e temáticas que o autor vai explorando e que fazem com que a acção se desenrole sem pressas. Algumas dessas histórias paralelas acabam por se concretizar com importância na fase final da obra, outras servem para criar um ambiente bastante negro e depressivo - como todo o enquadramento de Withens, suas origens e a sua provável falta de futuro - duas delas, as de Diane e Ben, enquadram-se na perspectiva de que este é o quarto livro com estes dois personagens, existindo, por isso, um passado a explorar, um presente a desenvolver e, talvez, cenas de próximos capítulos para introduzir. Porventura uma ou outra excursão narrativa não tenha consequência alguma, mas pode-se dar o caso de vir a ser continuada num outro livro.

No que diz respeito ao que senti com esta leitura, em verdade vos devo dizer, neste caso escrever, que não estamos perante uma obra que me tenha enchido as medidas. Talvez por deficiência minha nunca consegui ligar-me com o enredo, com a escrita e nem com a tradução ou revisão. Não considero Ossos um mau livro, a leitura não foi desagradável, existem dois ou três excerto a levar em conta mas... não foi nada que tivesse gostado muito.
Acredito que a circunstância de não ter lido os anteriores volumes com estas personagens possa ter-me obstaculizado de algum modo mas não será, talvez, apenas por esse motivo.

Não deixo de recomendar este livro por aquilo que dele achei. Aliás, nunca aconselharia a não leitura nem que fosse das Páginas Amarelas mas utilizo, apenas, a minha opinião como uma advertência para aqueles que venham a ter a mesma sensação de incompletude perante este livro.

Deixo-vos, para vossa mais completa informação acerca de Ossos, as opiniões de alguns colegas bloggers:
Menina dos Policiais
Os Livros Nossos
Destante


Boas leituras a todos.

1 comentário:

Ash disse...

Tenho o "Ultimo suspiro" deste autor, por ler.